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Espinafre Orgânico

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Descoberto em solo asiático, o espinafre é rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e possui alta concentração de vitaminas dos complexos A e B.

Popularizado no mundo inteiro devido às aventuras do consagrado marinheiro Popeye, o espinafre é um alimento que está, cada vez mais, presente no prato dos brasileiros. Impulsionado pela facilidade de compra e preço acessível, além de ter diversas substâncias nutritivas, o consumo da hortaliça é recomendado por nutricionistas e pode ser utilizado nas mais variadas receitas.

Estas propriedades transformam o espinafre em uma fonte de nutrientes fundamental para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.

“O espinafre é uma hortaliça de alto valor nutritivo, importante fonte de vitaminas e sais minerais, e que possui algumas substâncias pouco conhecidas, mas que trazem grandes benefícios para o ser humano”, explica Gabrielle Macedo, nutricionista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, de Curitiba.

 Outros dados importantes sobre o espinafre fazem referência à conservação da pele, à proteção do aparelho digestivo e, principalmente, à manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro. De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, pelo neurocientista Fernando Gómez-Pinilla da Universidade da Califórnia, o espinafre faz parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pelo melhoramento das atividades mentais do ser humano.

 Segundo o estudo, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.

“Levando em conta que a maioria dos alimentos citados pela pesquisa possui alto teor de gordura monoinsaturada, uma gordura benéfica ao nosso organismo, acredito que possa haver uma relação com a exclusão de resíduos oxidantes, pois muitas hortaliças são alimentos antioxidantes e previnem o envelhecimento das células”, analisa Gabrielle Macedo.

 Para a nutricionista, assim como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. “Além dos nutrientes mais tradicionais, o espinafre é uma importante fonte de ácido fólico, uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias. Além disso, o ácido fólico contribui para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações”, indica.

 

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